sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

As Almôndegas da "Avó Lice"


Estas são as famosas almôndegas da minha mãe, tão apreciadas pela minha familia, especialmente o meu marido que diz que são as melhores que já comeu, já para não falar nos miúdos que acham imensa piada a comer "as bolinhas da avó".
Sempre que vamos de férias lá tenho que pedir à minha mãe para fazer uma tachada de almôndegas, é a refeição favorita, e claro muito rápida tendo em conta que já vão prontinhas.
Ao fim de alguns anos, lá consegui convencer a minha mãe a dar-me a receita, e que hoje orgulhosamente público aqui no meu cantinho, só peço desculpa pela foto, pois não consigo publicar a foto delas já prontinhas no prato.
Um grande beijinho para os meus pais que sei que visitam sempre o meu cantinho. 

Ingredientes:
750g de Carne picada de vaca
500g de Carne picada de porco
1 Chouriço picado e misturado com a carne
1 Cebola
Alho
Colorau
1 Knorr de carne
Tomate pelado q.b
Salsa Picada
Vinho Branco
1 Copo de vinho branco
Azeite q.b
Sal e pimenta a gosto

Preparação:
 Depois de juntar toda a carne, e o chouriço,tempera-se  a carne com sal, e reserve mais ou menos durante 1 hora.
Faz-se pequenas bolas com a carne, como se vê na imagem, usando um pouco de farinha para que se molde mais fácilmente.
Com a cebola, alho, e o azeite (até que cubra o fundo do tacho) faça um refogado, junte a salsa, e o knorr de carne, e colorau, deixa-se refogar mais um pouco em lume brando, vá mexendo para não agarrar, junte o tomate pelado, deixe cozinhar,junte um pouco de água,e deixe apurar,  junte o copo de vinho branco, deixe apurar mais um pouco em lume brando.
Coloque as almôndegas, e deixe cozinhar sempre em lume brando, vá abanando o tacho para que a carne não agarre. Quase no final tempere com sal, e pimenta.
Bom Apetite!!


8 comentários:

  1. Carla, que boas devem ser essas almôndegas, há imensos anos que não faço, porque a minha menina mais velha não apreciava.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Célia,
    obrigada minha querida pelo comentário, os meus filhos adoram, talvez a tua pequenina fique fã agora, o meu filho mais velho não comia imensa coisa, e felizmente agora come tudo, o que me facilita um pouco porque tinha que pensar nas refeições sempre em função do pouco que ele gostava.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla
    Tens um selinho no meu blog para ti.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. É tão bom manter a tradição familiar, as receitas que passam de mão em mão são como uma herança.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. OH Célia,
    Minha querida, Muito obrigada estou muito contente
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. K coisa boa :)...
    Obrigado pela visita, gostei muito do teu cantinho :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. oi meu amor sim é uma dor imensa mas temos ke nos conformar, agora é a saudade da sua ausencia, mas a cima de tudo temos de pensar na avó , pois para ela esta a ser mais dificil, pork viveu 64 anos com ele é uma vida uma eternidade,mesmo com as dificuldades todas foram muitos anos,agora temos de olhar por ela para ke não nos falte tbm,e temos de olhar uns pelos outros e ele olhara por nós la de cima como tu disse uma estrela brilhante para iluminar as nossa vidas, sim não ha palavras para descrever a dor , mas temos ke ir em frente meu anjo,bjs.

    ResponderEliminar